domingo, 1 de maio de 2011

ALELUIA, UM JORNAL NA UFSJ!

André Luan Nunes Macedo- Representante discente no Conselho Universitário, eleito orgulhosamente pelo poder dos Centros Acadêmicos



Os estudantes e professores do curso de Comunicação Social da UFSJ, ligados ao projeto de jornal Laboratório intitulado “Ora-Pro-Nobis” entregaram à comunidade acadêmica um trabalho que merece o respeito de todos aqueles interessados por uma nova pedagogia da informação em nossa Universidade e na cidade de São João del-Rei. O trabalho feito por este projeto tratou de noticiar sobre questões externas e internas à Universidade. Encontramos matérias que relatam a cultura popular da cidade, até os problemas políticos e econômicos dos estudantes universitários, elementos que concretizam o caráter extensionista e acadêmico do jornal.

Sobre a vontade política destes futuros jornalistas em relatar a dura realidade dos estudantes da UFSJ na cidade foi um dos motivos que nos levaram a escrever este humilde elogio. Por sermos o representante discente no Conselho Universitário, sentíamos a necessidade de encontrar jornalistas dispostos a mostrarem “o lado da moeda” que o jornal produzido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM), pretensiosamente chamado de “Jornal da Universidade” (leia-se: panfleto da reitoria), não se preocupa em fazer. Publicizar para toda a cidade a precariedade da Assistência Estudantil da UFSJ, que conseqüentemente afeta os estudantes na falta de moradias, nos aluguéis caros cobrados pelo empresariado imobiliário, etc., demonstram a coragem deste projeto, num momento político de autoritarismo e de censura por parte da Reitoria, que já alertamos em outros textos e mobilizações anteriores.

Esse desejo em relatar a realidade demonstra o compromisso social destes comunicadores na Universidade, além de contribuir na construção de um projeto que contemple o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Ensinar a comunicar e ensinar a tratar a realidade social se identificam diretamente com o fazer de uma investigação sobre os elementos da mesma realidade, além de estender seus assuntos para a sociedade na qual a Universidade faz parte. Esse projeto busca a autonomia e a democratização do acesso à informação, e por isso tem nosso total apoio.



Aleluia, um Jornal na UFSJ!

Nenhum comentário: